sábado, 1 de setembro de 2012


Como Preparar a Criança para o Jardim de Infância 

Não é fácil, para qualquer criança, sair da sua casa, do ambiente que tem tido à sua volta e entrar para um jardim de infância onde não estão as pessoas de quem gosta e onde tudo é diferente. É, portanto, necessário prepará-la com cuidado.

Três preocupações devem estar presentes, nesta preparação:
 Apresentar o Jardim de Infância como uma “coisa boa”,
 Procurar que a criança vá estabelecendo contacto com ele antes da sua entrada “a sério”,
 Compreender a dificuldade que sente e dar-lhe apoio para a resolver.

Assim:
 Comece desde cedo a falar com a criança sobre um sítio onde poderá brincar, aprender a fazer coisas bonitas, aprender cantigas, histórias e muitas outras coisas que a vão ajudar a crescer.
 Mostre meninos do bairro a ir para a sua “escolinha” e, se tem vizinhos com filhos que frequentam uma, fale com eles sobre ela, na presença do seu filho.
 Leve o seu filho, (ou peça à pessoa que costuma ficar com ele para o levar) as vezes que puder, ao Jardim de Infância que tiver escolhido, depois de ter falado com a Educadora e ela o ter autorizado.
 Deixe-o ir para o colo da Educadora, pegar nos brinquedos, estar com as outras crianças, assistir, se for possível, a algumas actividades.


 Se a Educadora consentir e, se achar que ele está interessado e divertido, diga que vai a algum sítio mas que vai voltar depressa e, se ele concordar, deixe-o sem a sua presença por algum tempo (não desapareça sem o avisar e não saia se ele não quiser).
 Responda a todas as perguntas que a criança faça sobre o Jardim de Infância e, se não souber responder, volte lá com ele para perguntar à Educadora e, eventualmente, aos outros meninos.
 Nunca apresente a ida para o Jardim de Infância como um castigo “por se portar mal”.
 Se ele disser que não quer ir, diga-lhe simplesmente que sabe que é difícil, mas que, quando for um pouco mais crescido com certeza que há-de querer e vai gostar.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário