sábado, 27 de agosto de 2011

Festa das Flores em Campo Maior

As Festas do Povo já não aconteciam desde 2004, mas regressam este sábado dia 27 de Agosto de 2011, enfeitando 104 ruas de Campo Maior. Até 4 de Setembro de 2011, a animação inclui concertos e um festival de ranchos folclóricos.

Eu vou lá estar... depois conto como foi...

Chegou a época do ano em que as ruas de Campo Maior, sobretudo no Centro Histórico, se enfeitam com flores e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da "enramação"

As Festas do Povo fazem-se na rua, com as decorações a terem um papel principal na celebração. As últimas Festas do Povo tiveram lugar em 2004 e levaram a Campo Maior gente de todo o país, de Espanha e da comunidade emigrante.
Rua de S. João em 2004

À época, foram decoradas 86 ruas com flores de papel, o equivalente a uma distância de 15 quilómetros. Em 2011 as Festas do povo contam com a participação de mais de 100 ruas, um crescimento que demonstra a vitalidade e importância que este evento tem para as gentes de Campo Maior.

2 comentários:

  1. Olá Teresa
    Também gostava de visitar Campo Maior, para poder apreciar as ruas enfeitadas com bonitas flores de papel, mas é muito longe, não dá!
    Vou ver na televisão e vou estar atenta às tuas notícias.
    Boa visita
    Até Breve
    Natércia Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Lá estarei também Teresa
    Beijinhos
    Gena

    ResponderEliminar