terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aljubarrota Medieval - Alcobaça

Aljubarrota Medieval

Com entrada livre, realizou-se entre os dias 12 a 15 Agosto, no Município de Alcobaça, mais uma edição da Feira Medieval, que assinalou a data histórica de 14 de Agosto de 1385, que marcou o destino da nacionalidade e independência, quando as tropas portuguesas de D. João I enfrentaram, no campo de S. Jorge, perto da vila de Aljubarrota, o exército de D. Juan I de Castela.


Durante estes quatro dias tem-se a oportunidade de descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 626 anos no Campo Militar de S.Jorge.
          
As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota, vestiram-se a rigor para recordar os tempos medievais. Aqui, encontrei tudo como dantes... o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, mel, compotas, olaria, tecelagem e bordados, cartomantes, tendas árabes, tavernas, muita música e malbarismo.

 

A recriação de um casamento da época e uma ceia medieval , onde não faltaram a iguarias e animação da época.
Por ali desfilaram princesas, nobres, guerreiros, frades e camponeses, enquanto malabaristas e jograis foram animando o recinto, ao som de tambores e gaitas-de-foles.



Música, poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes e serões...
Foram inventadas muitas formas de passar o tempo, altura em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos.
O ambiente do Século XIV foi retratado em cada recanto e até os sinais de trânsito foram tapados com serapilheira.



 Nas tabernas, as mesas e os bancos eram fardos de palha e as bebidas serviram-se em canecas de barro.

 Nas bancas de madeira venderam-se os doces tradicionais, frutas, túnicas, cerâmica, artigos de pele, escudos de madeira e grinaldas.



Transportando  para o presente a Batalha de Aljubarrota,  assistiu-se a uma demonstração das tácticas de combate então utilizadas.
Um acampamento militar e os torneios a pé e a cavalo dão também o seu contributo para a reconstituição da época.

Realizei uma boa viagem no tempo....


Pelas ruas estreitas e características de Aljubarrota, estenderam-se 8 tabernas, 50 espaços de venda e exposição de produtos medievais, artesanato, espaço de torneio de xadrez medieval, espaço de torneio de armas, espaço de acampamento medieval, cerca de 500 figurantes fixos e muitos flutuantes que por iniciativa própria se juntaram à medievalidade deste tempo.







Aljubarrota Medieval,
uma feira a descobrir ...

Sem comentários:

Enviar um comentário