terça-feira, 7 de setembro de 2010

Museu do Pão, espaço de cultura e de lazer ... de saberes e de sabores.

No fim de semana fui até Seia, visitar mais uma vez... o Museu do Pão.
É lindo... adoro passar por lá sempre que é oportuno.
Se ainda não conhecem aproveitem e passem por lá.

Se forem do Porto, seguem pela A1 e no Nó de Coimbra seguem em direcção a Seia; ou ainda seguem pela A25 e depois saem em Seia.
Se forem de Lisboa, seguem na A1 no Nó de Torres Novas entram na A23 em direcção à Covilhã. Depois ou vão pela Serra da Estrela, que para mim é o passeio mais bonito, pois passam pela Torre, sabugueiro, (aldeia mais alta de portugal), Loriga e finalmente Seia. Ou então vão à Cidade da Guarda e depois vão até Seia.
A escolha é vossa...
Mas façam uma visita ao Museu, que vale bem a pena.
O almoço no restaurante do Museu do Pão é de deixar todos maravilhados e com a barriguinha a agradecer o vosso bom gosto.

Como esducadora que sou, comecei a minha visita ao Museu do Pão, pela Sala Pedagógica.
Uma memória para o futuro...

Este é um espaço para os mais novos, onde se exibe e se descreve o ciclo do Pão Português, através de efeitos de luz, som, cor e movimento. Mas é também a sala onde os mais pequenos podem manipular a massa de pão e, numa aprendizagem lúdica, criar uma obra de arte.

Depois fui visitar a Sala do Ciclo do Pão
A memória da terra...
                              
A exibição do ciclo tradicional do Pão Português, nomeadamente os seus labores e alfaias, desde a preparação da terra até à boca do forno.
Um ciclo antigo que hoje é quase só uma memória, mas que neste espaço se revive através de catorze painéis e de dezenas de peças.
Cada painel, cada expositor, é um passo específico desse ciclo ancestral do nosso pão. Para além deste espólio, existem ainda três moinhos em constante laboração  e uma fiel reconstituição de uma padaria.

De seguida a Sala do Pão Político, Social e Religioso
A memória do tempo...
                               
Nesta sala está exposta parte da multissecular História do Pão Português. Em centenas de documentos, que vão desde editais a cartas régias, de folhetos publicitários a jornais, de bibliografia antiga a alvarás, cartazes, cartas, panfletos ou senhas alimentares, são os derradeiros quatro séculos da História nacional que aqui se desvendam, descrevendo mais de quatrocentos anos da história do nosso Pão e da nossa terra. Mas como o Pão tem uma forte carga religiosa, também neste espaço se mostra a simbologia do Pão na tradição judaico-cristã.

A última sala que visitei foi a Sala da Arte do Pão
A memória das artes...

Aqui se desvenda a ligação entre o Pão e as artes. De facto, o Pão, os cereias e a terra são muitas vezes fonte de inspiração para artistas, que assim elaboram ricas peças que deslumbram, ora pela sua singeleza ora pelo seu requinte.
Cerâmica, iconografia, pratas, arte sacra, madeiras, louça, são alguns dos materiais onde o pão é reproduzido e que aqui são vosíveis ao público. Mas também o próprio Pão é considerado um objecto de exposição.

Por isso, num espaço autónomo, expomos os mais significativos pães portugueses, para além de um espaço multimédia, com videogramas históricos e didácticos.

Para terminar a gastronomia também é património. Por isso, outros espaços do Museu do Pão assumem uma vertente de lazer sempre associada à cultura portuguesa. O Restaurante assume-se como um verdadeiro Centro de Investigação Gastronómica, redescobrindo e recriando os sabores antigos da mesa portuguesa. Uma viagem pelos sabores da nossa terra num ambiente único.

Se o Bar é, por excelência, o lugar de lazer, pode ser também o lugar onde a cultura se desfruta à beira de uma varanda panorâmica.
Frequentes actividades culturais e uma biblioteca temática, fazen assim deste Bar um espaço de partilha.

Num local que recria o espaço, os aromas e as vivências das velhas mercearias das aldeias, revelam-se os pães e as outras iguarias que o Museu do Pão tão bem sabe fazer.
À descoberta das lembranças da infância.


                                                                       Museu do Pão
                                                                     Quinta do Marrão
                                                                       6270-909 Seia
                                                               http://www.museudopao.pt/

2 comentários:

  1. Sim senhora. Passear a aproveitar para conhecer mais...tenho de te seguir o exemplo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Pois é Nô, temos que aproveitar bem o tempo.
    E o que não faz uma Educadora desempregada para o aproveitar.
    Beijinhos para ti

    ResponderEliminar