domingo, 29 de agosto de 2010

Cabo Verde - Um paraíso a descobrir...

Cabo Verde

O arquipélago de Cabo Verde está situado no Oceano Atlântico, a uns 500 Km do litoral do Senegal, é um pequeno paraíso por descobrir... mas eu e o meu João Ratão já o descobrimos... hihihi..... que Maravilha...
É formado por dez ilhas vulcânicas e oito ilhéus que se dividem consoante a posição das ilhas relativamente aos ventos alisios predominantes de Nordeste: Barlavento e Sotavento.

Neste paraíso cheio de contrastes, onde há uma mistura de praias virgens e outras de areia branca, formosos-alcantilados com planícies, onde em ocasiões os vulcões parecem emergir do abismo para mostrar toda a sua beleza.
Neste arquipélago podemos disfrutar de desportos como o mergulho, trilha, a pesca, windsurf ou simplesmente descansar e aproveitar as praias, desporto este que foi o que mais eu pratiquei... Nô Stress...

Mas há muitas oportunidades para practicar todas estas actividades e uma grande quantidade de cantos tranquilos para podermos desfrutar e desconectarmos do stress trazido de Portugal.

Os habitantes das ilhas juntam um crisol de influências africanas, portuguesas, mediterrânicas e latinas cujo resultado gerou uma etnia tipicamente cabo-verdiana.

                                            Ilha do Sal


Esta ilha plana é um dos destinos predilectos das viagens organizadas para turistas que desejam desfrutar do trópico e, de vez em quando, conviver com os habitantes locais. Aqui não há grandes aglomerações.
Somente povoações tranquilas e poucos hotéis, que fazem da Ilha do Sal um lugar ideal para os que procuram tranquilidade. A maioria dos alojamentos turísticos encontram-se no povoado de Santa Maria a 18 Km de Espargos, a localidade mais importante da ilha.

Quando nos aproximamos do aeroporto internacional Amilcar Cabral, a ilha parece um pedaço de deserto africano navegando plácidamente à deriva pelo azul do Atlântico. De perto, vemos como se destacam as suas praias de areia fina, as aldeias detidas no tempo, a romântica atmosfera de uma mina de sal abandonada, tudo isto numa paisagem amável e tranquila.                                                                         


















A água desta salina é 26 vezes mais salgada do que a água do mar.


A concentração de sal é tanta que ao entrar na salina para um banho relaxante e rejuvenescedor sentimos
 a elevada pressão da água e o cuidado a ter com os olhos deve ser enorme....

Mas ao nos encontrarmos por aqui, inevitavelmente, o olhar dirige-se sempre para o mar.
As paradisíacas praias que rodeiam a ilha, os numerosos desportos aquáticos que podem ser praticados e o excelente peixe que os pescadores pescam todos os dias, tudo isto nos mostra a íntima relação que esta ilha mantém com o oceano.
Adorei Cabo Verde...

Sem comentários:

Enviar um comentário